quarta-feira, 27 de maio de 2009

Semana Integrada do Meio Ambiente


Quarenta instituições, órgãos públicos, ONGs ambientalistas, universidades, empresas e associações universitárias estão articuladas para realizar, pela primeira vez, no mesmo espaço, uma Semana Integrada do Meio Ambiente, com uma vasta programação a ser realizada no Cepa, de 2 a 5 de junho.
Nesse período, serão realizadas atividades culturais, científicas, artísticas e ligadas à difusão de tecnologias. A previsão é de que mais de 30 mil pessoas prestigiem e participem da Semana Integrada do Meio Ambiente.
Encabeçadas pelas secretarias de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh), Educação e Esporte (SEE), Cultura (Secult), Saúde (Sesau) e Comunicação (Secom), pelo Ibama, IMA, Exército, Batalhão Ambiental da PM, Polícia Federal, pelas secretarias de Meio Ambiente e Comunicação de Maceió, por empresas como a Petrobras, Usina Coruripe, Braskem, Vale Verde e ONGs ambientalistas como Salsa de Praia, Fórum de Defesa Ambiental (FDA), Mammália, Lagoa Viva, IPMA e Movida, as articulações já estão bem adiantadas e prometem uma semana inteira de atividades propositivas em favor das causas ambientais.
Com abertura oficial prevista para acontecer às 9h do dia 2 de junho, a Semana será inaugurada, também, com a abertura da 1ª Exposição Ecológica (Ecoexpo), que contará com a Mostra Itinerante do Museu do Rio São Francisco e do Ciclo de Palestras Ambientais que já conta com mais de 100 expositores, abordando os mais diversos assuntos e práticas, tecnologias e questões científicas ligadas ao meio ambiente, sobretudo no contexto de Alagoas.
Para a 1ª Ecoexpo, mais de 25 empresas, ONGs e órgãos públicos já confirmaram tendas e estandes de demonstração dos seus trabalhos e produtos ambientais. Além dos eventos já citados, que funcionarão diariamente das 9h às 20h, de 2 a 5 de junho, haverá, ainda, no Cepa, um palco que, a partir das 16h de cada dia, servirá para a apresentação de grupos musicais, grupos folclóricos, peças de teatro, corais e outras manifestações ligadas à temática do meio ambiente.
Uma Gincana Estudantil Ecológica e uma grande ação de plantio de mudas está agendada para o Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado em 5 de junho, quando a Semarh, o IMA, a SEE, o IPMA, o Exército e a Sempma pretendem cobrir toda a área livre do Cepa com vegetação de mata atlântica.
Visando à adequação dos espaços do Cepa para viabilização da Semana Integrada do Meio Ambiente, o novo secretário de Estado da Educação e do Esporte, Rogério Teófilo, determinou um mutirão de limpeza de toda área. Ao mesmo tempo, a Semarh montou em sua Superintendência do Meio Ambiente uma coordenação específica para os eventos, que atende na própria sede da secretaria, em Jacarecica, ou por meio do e-mail
semanameioambiente@hotmail.com ou ainda através do telefone 3315-3904.
Esses contatos poderão ser acionados por qualquer pessoa, instituição, empresa ou associação que queira participar dos eventos da Semana.

Fonte: NEJ-AL

3 comentários:

  1. Muito bom o blog. Agora vou acompanhar a distência.
    beijossss

    Carol Sanches

    ResponderExcluir
  2. Caríssimos do blog,

    aqui no estado de São Paulo não é diferente do estado de Alagoas, vez que todos os anos, nos meses de junho e setembro ocorrem eventos que enaltecem os dias do meio ambiente e da árvore. Notadamente, muito relevante quanto à educação ambiental. Entretanto, aqui no estado dos paulistas, bem como no estado dos alagoanos ocorrem catástrofes em face da não preservação e desobediência da legislação ambiental. Hoje, por exemplo, eu me encontro triste pelo que aconteceu em algumas cidades de Alagoas, onde pessoas perderam tudo por causa das enchentes. Essas pessoas precisam ser socorridas urgentemente pelo governo e parece que isso está acontecendo. Nesse sentido, eu até sugeri no jornal de minha cidade o DiarioWeb, para que o governo federal em parceria com os governos do estado e municípios pudessem adquirir área rural de relevo plano para ali construir novas cidades e assim, substituir aquelas que foram destruídas. As novas cidades manteriam os mesmos nomes. Essa iniciativa traria muito mais motivação e esperança as famílias pobres que sempre viveram a margem, não apenas dos rios, mas também da qualidade de vida ou da própria sociedade. Ao mesmo tempo, o governo já poderia fazer levantamento de quais outras cidades estariam suscetíveis as inundações e de pronto agir de forma preventiva retirando-as das zonas de riscos. Na minha opinião, se assim não for em breve outras cidades serão inundadas outras casas serão destruídas e outras pessoas morrerão. Nós precisamos urgentemente exigir das autoridades uma rigorosa política de prevenção.
    Ao Blog desejo sucesso e que possa influenciar na preservação do meio.

    ResponderExcluir
  3. Olá ótimas Publicações =)
    atualize Nosso portal em sua homepage,Coletivos Jovens de Meio Ambiente de Mato Grosso - CJMT [ http://www.coletivojovem-mt.blogspot.com],ajude-nos a perpetuar irmandade cjotense na Rede!
    Saudações Coletivas

    - Nucom /CJMT.
    [s]'

    ResponderExcluir